"Enquanto não conseguirmos suprimir qualquer uma das causas do desespero humano, não teremos o direito de tentar a supressão dos meios pelos quais o homem tenta se livrar do desespero."
Antonin Artaud

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O benevolente

Quand ils sont venus
chercher les communistes,
je n’ai rien dit :
je n’étais pas communiste.

Quand ils sont venus
chercher les syndicalistes,
je n’ai rien dit :
je n’étais pas syndicaliste.

Quand ils sont venus
chercher les juifs,
je n’ai rien dit :
je n’étais pas juif.

Quand ils sont venus
chercher les catholiques,
je n’ai rien dit :
je n’étais pas catholique.

Puis ils sont venus me chercher
et il ne restait plus personne
pour dire quelque chose.

Louis Needermeyer - Dachau, 1942


O Benevolente

Quando eles vieram
à procura dos comunistas,
eu não disse nada:
eu não era comunista.

Quando eles vieram
à procura dos sindicalistas,
eu não disse nada:
eu não era sindicalista.

QUando eles vieram
à procura dos judeus,
eu não disse nada:
eu não era judeu.

Quando eles vieram
à procura dos católicos,
eu não disse nada:
eu não era católico.

Então eles vieram à minha procura
e não restava mais ninguém
para dizer qualquer coisa.

Louis Needermeyer - Dachau, 1942

marcus.

Nenhum comentário: