"Enquanto não conseguirmos suprimir qualquer uma das causas do desespero humano, não teremos o direito de tentar a supressão dos meios pelos quais o homem tenta se livrar do desespero."
Antonin Artaud

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Borges, uma literatura ímpar

Coloco aqui - exponho - minha resposta a um grande amigo que me perguntou o que eu pensava ao ler os livros de Borges, estando ele aturdido com sua escrita ímpar.

"Amigo,

Passei uma vista nos títulos dos contos que compõem o livro "Ficções", de Jorge Luís Borges, com a esperança de que tais títulos me fornecessem algo ao qual pudesse iniciar meu comentário. Dentro deste comentário ao qual me refiro, poderia demorar-me dezenas, centenas de linhas. Poderia conversar com você horas ou noites a fio. Me seria bastante aprazível fazê-lo. Porém, hoje, ao ler uma peça de Shakespeare - Hamlet - a qual me foi indicada por um professor a quem muito admiro - me deparei com uma frase que não lembro exatamente quais palavras trazia, mas guardei a idéia, que consiste em que para os grandes atos e pensamentos, a concisão é indispensável, mesmo em sendo um poeta que o faria bem com mil versos em decassílabo. Então, tentarei ser o mais breve e conciso que posso, comentando apenas os contos que me trouxeram primeiramente idéias claras sobre o que entendi ao lê-los, na época que o fiz:

"Funes, o memorioso" - Mais bela referência à memória não encontro. Um homem que, de memória tão prodigiosa e ímpar, memoriza tudo o que vê, que vive e que sente, ao ponto de andar pelas estradas, ver uma árvore e decorá-la por completo, cada parte de seu tronco, cada galho, cada folha e cada reflexo do sol que as gotas de água que pendiam das folhas reluziam. Para descrever dois dias que viveu anos antes, seriam-lhe necessários dois dias completos para a descrição do que estava guardado em sua memória. Num detalhamento de suas lembranças tão absurdo e vasto que a linguagem, se fosse dar um nome diferente a cada lembrança que levava na memória, não bastaria com todos os nomes do mundo para nominá-los um a um.

"As ruínas circulares" - Uma ode e um elogio belíssimo ao sonho. Um homem se isola e admite como meta sonhar um homem completo, desde seu coração, mãos e ombros, cada um a seu momento, até cada fio de cabelo, que se releva o mais difícil de criar em sonho. Quando consegue sonhar este homem pretendido, idealizado e sonhado, o homem que resolveu abraçar tal meta acorda dentro do homem sonhado e olha para si mesmo de dentro do sonho - homem sonhado observa homem que sonhou-o, criação observa criador. Uma interpretação do sonho, como um meta-sonho, que me fez apaixonar-me pela obra de Borges ainda mais.

"Tlön, uqbar, orbis tertius" - Ao invés de escrever dezenas de volumes totalizando milhares de páginas, ao descrever uma enciclopédia absurdamente completa, Borges consegue - em um único conto, no limite de uma dezena ou duas de páginas - fazer existir em nossa mente e, de fato, criar tais enciclopédias. E aliás, nos faz entender o que continham tais enciclopédias, tamanha a concisão e abrangência a sua escrita ambígua e labiríntica nos reserva. Na descrição de um capítulo inexistente nas enciclopédias que foi supostamente posto lá por algum tradutor - denunciando o poder de modificação que a tradução carrega em si - Borges, fala que seu amigo Adolfo Bioy Casares, grande escritor argentino, o ajudou a ler as enciclopédias e desvendar o mistério do capítulo adicionado, mesclando a realidade das suas conversas de biblioteca com Casares e o caráter fantástico de sua obra - e, na descrição de tal capítulo supostamente adicionado, descreve toda uma cultura, toda uma civilização, toda uma humanidade diversa e distante dessa que conhecemos e à qual pertencemos, com a qual descreve e cria uma nova linguagem e uma nova forma de existência. Tlön, uqbar, orbis tertius me faz entrar no mundo da literatura como um verdadeiro universo infinito onde cabemos e somos bem-vindos quando quisermos.

"A biblioteca de Babel" - Aqui o jogo labiríntico da existência, do tempo e da realidade de borges se faz claro e presente do começo ao fim do conto. As formas revelam arquiteturas impossíveis. As passagens do tempo, abissais. Como diferenciar um conto de uma poesia, de um sonho ou do próprio tempo ou da existência? Vale salientar que Borges cresceu e passou a maior parte de seus dias dentro de bibliotecas.

Ademais,
se puderes e tiveres disposição,
seria um bom espaço para (re)análise a (re)leitura de tais contos.
Um abraço enorme, que traduza toda minha admiração por você, querido amigo,
Escreverei mais sobre este nosso assunto assim que me bater à cabeça mais idéias para compartilhar,
Espero que meus comentários um tanto confusos, tendo em vista minha maneira de escrever, sejam de boa utilização para ti.

Marcus de Barros"

Um comentário:

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas buscando formas de ganar dinero[/b]
Hemos encontrado la mejor guia en internet de como trabajar en casa. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]