"Enquanto não conseguirmos suprimir qualquer uma das causas do desespero humano, não teremos o direito de tentar a supressão dos meios pelos quais o homem tenta se livrar do desespero."
Antonin Artaud

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

carta "ao léu".


Saudoso amigo Rodrigo de Oliveira!
Saudo-te quase todos os dias. És como um companheiro imaginário que, no entanto, se faz vivo: existindo das duas - ou três - formas de ser, de existir, de ser movimento no mundo. Plenamente lá - aí - e cá.

Amigo: lucidez.
Esta palavra é muito mais um caminho que uma meta.
Pois se a pusermos como uma meta, como um fim a ser alcançado, caminharemos sem ela em busca de encontrá-la no derradeiro caminho. Se a encararmos como a busca em si - como os passos, o dia-a-dia - andaremos com ela a todo o tempo, como uma sombra, um braço.
Sombra da lucidez, sombra lúcida: clara, simbiótica, intrínseca até.

A partir disso que me veio por hora, penso em muita cousa e, aliás, lembro de você quando penso nisso - "nissos". Lembro dos "cronópios" (somos cronópios, nós: os raros; somos sim, Julio Cortázar que bem o diga), lembro do que mais importa na existência que experimento, das excentricidades, das singularidades, das excepcionalidades ainda mais.
Sim ao excepcional, viva! o excepcional! E o cotidiano, que tanto o é! (se assim o encararmos).
E encaramos - eu, ao menos, tento cada vez mais.
Troquemos passos sobre menos "metas" - fins - e mais "caminhos", buscas encerradas e continuadas em si próprias. Lúcidos, tranquilos, vivos e atentos.
Está vivo? Viva bem, muito, bem muito. Se não quiser: não faça; No entanto, saiba o que não quer, saiba o que não faz. Atento. Lúcido.
Acordando cedo. Sentindo o feijão ser mastigado, engolido, sentindo o feijão alimentar, movimentar, criar movimento.
(Imperativo para mim próprio...)
"Fazendo" mais do que "imaginando"- dentro do possível, pois imaginar tem seu lugar reservado e grandioso, gracioso, sim: espetacular.

reticências...


-----------------------------------


ps.: percebi que nunca tinha "escrito" (apesar de usarmos tanto na fala) a expressão: "ao léu".
pensei até se seria com "u" ou com "o". imaginei ser com "u" e com agudo no "é".
então vai o que a "rede" me disse:

léu

Significado de léu

m. Pop.
Nu; ócio; tuna.

(Do latin "levis")


Loc. adv.
Ao léu, sem chapéu; nuamente.

[Dicionário Candido de Figueiredo, 1913]


(achei interessantíssimo ser proveniente do Latin "levis", pois até imaginei ser uma expressão de raiz mais recente, próxima)








marcus.

2 comentários:

Rodrigo de Morais disse...

Marcus de Barros. Estou Vivo!, Tendo sonhos intermináveis; Vivendo até quando se dorme. Eu percebo atualmente que é dentro desse contexto da Lucidez que está um extenso caminho para mim, para a elaboração do meu Eu. Lucidez, é estar Acordado² (ao quadrado): desperto e de acordo consigo mesmo num dado contexto onde o interior e o exterior são relacionais de maneira construtiva para o indivíduo, lugar por onde este vai também apreender e significar sua concepção singular de Realidade(s). Salvo que estamos sempre EM BUSCA do acordo consigo mesmo. A Realidade em sua inteireza para mim é tão profunda quanto o "coração do oceano", ou quanto o buraco do coelho, o qual cai Alice de Lewis Carrol. Eu estou Sóbrio, nessa minha realidade. Contexto do qual também fujo, porem ligeiramente, para satisfazer desejos outros de minha natureza ébria, de minha natureza de homem. Percebo que pertenço, hoje, a este nível de consciência, que tenta o equilíbrio num ''lá'' e ''cá'' onde é preciso fazer e imaginar ao mesmo tempo, flutuar rapidamente sem perder de vez a gravidade de sua atmosfera, e retornar ao peso de sua massa, ao chão firme. O chão que hoje piso é o chão do Agreste, a imaginação que hoje crio configura diversos contextos. Mas hoje é aqui que piso, e é aqui que devo algo plantar...
Meu Eu parece ser um Olho gigante que abri aos poucos suas pálpebras, muito lentamente num primeiro olhar, e intensamente veloz em seu sentido reflexivo na existência. Amigo, saudades. (Não) Paro por aqui.

Gilson disse...

Boa sorte, meu amigo. Querer machacur o outro é machucar a si mesmo. agente não quera machucar ninguem.