"Enquanto não conseguirmos suprimir qualquer uma das causas do desespero humano, não teremos o direito de tentar a supressão dos meios pelos quais o homem tenta se livrar do desespero."
Antonin Artaud

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

alma branca, café preto.

- Qual é a sua relação com o café? Muito ou pouco adocicado?
Me parece que as relações que mantemos com o que chamamos hábitos cotidianos podem refletir diretamente uma espessa faceta de nossa personalidade.
Se eu gosto de tomar café numa xícara grande e cheia, com muito açúcar (até ficar cerca de um dedo precipitado no fundo, mesmo depois de mexido) isso de alguma maneira significa que posso ser uma pessoa compulsiva, desmedida e exagerada em outros âmbitos de minha personalidade que não o café? Sim, pode ser (ou não, né!?)
E se, porventura, gosto de café preto e amargo, em xícara pequena ou "dois dedinhos" num copo de bar, será que sou mais sensato? Será que porquê escuto Chico Buarque sou culto? E porquê assisto filmes franceses sou Cult?
Julgamentos (ou pré-julgamentos) são sempre uma bosta.
Mas hei de perguntar a mim mesmo: se vejo uma garota ali na frente, dançando em pequenos movimentos, num trocar de passos que é fruto de um momento de "sinceridade corporal" consigo própria, junto aos seus semelhantes e chegados, será que essa imagem pode ser considerada espelho de sua personalidade, mesmo que que o observador não a conheça? Ou se observo um cara (que acabo de conhecer) brigar com sua namorada pelo telefone durante 40 minutos só porquê a garota diz que vai sair com as amigas, será que posso taxá-lo de "imbecil". Acho que posso. Pois só um imbecil quer ter uma namorada que obedece só à ele. E só uma garota com uma alma branca pode dançar daquela maneira (as de almas mais escuras dançam com mais hostilidade, ou com mais tristeza, seja na expressão corporal ou facial).
Mas, se me perguntas, "o que é alma branca?". Não respondo-te nada, não agora.

marcus T.